Móveis Coloniais de Acaju


Destaque dos mais importantes festivais do Brasil, a banda independente Móveis Coloniais de Acaju continua a divulgação nacional de seu cd de estréia, Idem (2005, distribuição Tratore), produzido por Rafael Ramos. Em Brasília, na época do lançamento, o disco atingiu a marca de duas mil cópias vendidas em apenas dez dias e está em sua quinta prensagem, com mais de seis mil cópias vendidas em todo o Brasil.
Com nome baseado em evento histórico – um conflito entre índios e portugueses contra os ingleses na Ilha do Bananal – Móveis Coloniais de Acaju é uma banda de estilo singular. Ao que já foi autodenominado, em termos gastronômicos, de 'feijoada búlgara' é possível perceber rock, ska e a influência de ritmos de todo o mundo e da música brasileira.
“Como um liquidificador inteligente, eles se utilizam de uma infinidade de gêneros e ritmos sem, no entanto, exalar aquele ‘ecletismo’ premeditado”, analisa o jornalista Hélio Franco (Correio Braziliense, 13 de maio 2005).
Ao longo de quase dez anos, os Móveis puderam conquistar seu espaço. "A banda começou a tocar em 1998, mas somente agora, depois de tocar em diversos festivais e fazer muitos shows, chegaram ao disco que, pela sua qualidade, garante a passagem para o primeiro time da música brasileira", comenta o jornalista e produtor cultural Fernando Rosa (Senhor F), quando do lançamento do Idem.
A banda tem passagem por eventos e locais dos mais importantes do país como o Brasília Music Festival (2003), Curitiba Rock Festival (2005), Bananada (2003 e 2004), Porão do Rock (2000, 2005 e 2007), MADA (RN), Se Rasgum (PA), Canecão (RJ), Humaitá pra Peixe (RJ), Via Funchal (SP), Festival Indie Rock (RJ e SP), Festival No Ar (PE), Circo Voador (RJ), Festa da Música (DF), Goiânia Noise Festival (GO) e RecBeat (PE, 2008). Entre shows e festivais, o grupo esteve ao lado de artistas e bandas importantes como as americanas Weezer, Live, Alanis Morissete, Simple Red, Slackers e Voodoo Glow Skulls, a venezuelana Desorden Publico e a francesa Gotan Project, a inglesa The Rakes, e as brasileiras Charlie Brown Jr, Ultraje a Rigor, Ira, Pato Fu, Barão Vermelho, Dead Fish, Los Hermanos, Nação Zumbi, Maria Rita, Orquestra Imperial.


EP - 2001